Você não precisa concordar nem gostar, basta respeitar!

quinta-feira, agosto 24, 2006

Ibope inteligente

No meio de tantos problemas sociais, uma questão menos óbvia, porém não menos importante, ultimamente me vem à cabeça. É possível acabar com os abusos na imprensa, garantindo que nenhuma forma de censura seja usada?
Talvez utópica possa ser um ótimo adjetivo que me descreva, mas acredito sim que os meios de comunicação continuem com plena liberdade e alcançando os mesmos números no ibope; dado mais importante para os empresários desse meio.
As possíveis soluções não são tão simples, mas não são incapazes de serem praticadas por uma produção que, por exemplo, tem a capacidade de mandar uma família inteira para sua cidade natal, que se mobiliza para encontrar um parente desaparecido há quarenta anos ou que agiliza equipes enormes para flagrar um desastre e nele se aprofundar dias apresentando certos desastres repugnantes (até para bandidos que viveram carnificinas).
O primeiro passo a ser feito é ter jornalistas e equipes mais conscientes de que devem informar e não impressionar o público; investir mais dinheiro em programas “culturais”, tornando os poucos já existentes em atrações mais interessantes; e principalmente, nós que controlamos o ibope e temos a liberdade de mudar de canal, saber usar esse poder e saber filtrar somente o que nos interessa.
Os programas sensacionalistas vão continuar a ser produzidos porque com seu poder sentimental e apelativo atrai os telespectadores acomodados e desorientados.

5 Comments:

  • At 9:06 AM, Blogger Luciano Costa said…

    A tv mostra os lixos porque as poessoas se alimentam de lixo, já faz algum tempo que eu não consigo ficar muito tempo em frente uma Tv, nem mesmo para assistir futebol, prefiro meu computador e a net e os livros... mas ha quem goste dos programas da TV aberta, acho que a consciêntização da TV tão sonhada é quase impossível pois isso é algo culturalmente transmitido de geração em geração, as coisas de valor perderam o valor. rsrs

     
  • At 7:57 AM, Anonymous Anônimo said…

    não consigo comentar

     
  • At 8:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Agora eu consego comentar... rsrsrsrs
    Rai, realmente a tv é podre, sensasionalista e aproveitadora. Quantos anos já se passaram do acidente do 11/09? Quantos anos já se passaram do massacre do Carandiru? Quantos anos já se passaram da morte dos Mamonas Assassinas? E mesmo assim, são mostradas sempre, nas mesmas datas e horários, ano apos ano. E como o Lu disse, o povo se alimenta de lixo, entaum lixo neles...
    Beijão

     
  • At 8:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    O mundo é feito de lixo, nós somos quase totalmente lixo, alimentamos de lixo, falamos e ouvimos lixo, produzimos lixo. Então, por quê os meios de comunicação não podem explorar o lixo?
    Certos lixos jamais poderão ser esquecidos como 11/09, como o massacre do Carandiru, o massacre da Candelaria, o massacre de Carajás, o holocausto e muitos outros. Porque devem ser revolvidos?
    Para que os homens não produzam tais lixos novamente.

     
  • At 4:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    É realmente a televisão brasileira está mesmo sem condição de se perder tempo diante de tanta coisa sem futuro. Sensacionalismo, programas q chega a dar até mesmo sono. q tristeza.

     

Postar um comentário

<< Home