Você não precisa concordar nem gostar, basta respeitar!

sábado, junho 17, 2006

Internet e suas facetas

Internet é o meio de comunicação que mais se desenvolve e alcança mais usuários a cada dia. Esse avanço nos torna pessoas informadas porém sem conhecimento, estranho isso não é mesmo? Mas é verdade, chegam pela Internet muitas informações mas sem aprofundamento, muitas vindas de fontes não tão seguras e na sua maioria de fontes duvidosas; cabe a nós selecionar e pesquisar de verdade o que nos interessa. E isso é feito? Não, tenho certeza que não; e afirmo assim categoricamente por que eu mesma além de não ter tempo sempre me deparo com coisas muito mais agradáveis e de baixo nível cultural e informativo nesse território sem lei para me distrair.
Não vou ficar aqui simplesmente expondo os pontos negativos da modernidade, pela internet temos acesso à compras, conhecer pessoas, dividir experiências e há principalmente os que sobrevivem graças a internet e os computadores.
Porém de um outro lado existem os excluídos do mundo digital, como se não bastasse a desigualdade social como um todo.
Agora é moda também os crimes pela internet, gente sem escrúpulos que divulgam fotos de crianças inocentes submetidas a muitos constrangimentos, usurpam, roubam, comercializam drogas e fazem apologia ao preconceito.
Em resumo, acredito que quando não éramos dependentes da internet éramos mais esforçados e exímios leitores, íamos mais a bibliotecas para realmente pesquisar conteúdos das escolas. Pra que isso se a gente acha tudo pronto na lan? Quantas vezes ouvi isso...
Não estou generalizando, exprimi aqui minha opinião com base no meu circulo de amizades, em mim por que não seria hipócrita de me excluir e principalmente nos dias inteiros que passo no colégio.
Sem dúvida a internet é não é de tudo ruim e é necessária mas com a devida dosagem. É um mundo de pesquisa e entretenimento e também um meio de violência e besteirol.

1 Comments:

  • At 2:55 PM, Blogger Luciano Costa said…

    Muitos dizem que a internet é um bom exemplo da globalização, na verdade como vc mesma diz, ela tem os seus benefícios, mas será que não só a internet, mas todos os outros avanços da ciência estão ao alcance de todos, a resposta é óbvia, na verdade isso é um reflexo do sistema capitalista onde uma minoria se apropria e uma maioria vive do estrume de tudo, na verdade isso é um exemplo de uma globalização perversa, assim, esperamos no futuro uma ''outra globalização'', que seja social, assim como diz o livro de um grande geógrafo brasileiro, na grande rede ha os lixos e ha aquilo que é bom, é um meio de grande alcance e onde pude conhecer pessoas e idéias diversas, o importante é nunca deixarmos de ser nós mesmo, e sempre estar filtrando as informações que são jogadas em nós por todos os tipos de mídia existentes.

    Um beijo

     

Postar um comentário

<< Home